Ekomposit promove palestra sobre conceito construtivo sustentável

Ekomposit promove palestra sobre conceito construtivo sustentável

A Ekomposit promoveu na última terça, 17 de setembro, a palestra Construção a Seco, Sistemas Construtivos Wood Frame, na cidade de Porto Alegre, RS. O palestrante foi o Mestre e Doutor em Engenharia Estrutural, Guilherme Stamato.

STAMATO é especialista em Engenharia de Estruturas, com foco em estruturas de madeira. Membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas com participação de destaque na comissão para elaboração da norma ABNT/C-002/CE 002 126 011 “Sistemas Construtivos Wood Frame”. É Sócio Fundador da STAMADE – Projeto e Consultoria em Madeira, empresa que se destaca pela elaboração de projetos de estruturas de madeira, tendo em seu repertório grandes obras, especialmente projetos de prédios de até quatro pavimentos em Wood Frame.

A palestra teve foco no Wood Frame, técnica que tem ganhado adeptos entre os que buscam sistemas construtivos mais eficientes e que se preocupam com o meio ambiente, uma vez que é um sistema construtivo altamente sustentável, o qual utiliza o método de construção a seco com produtos derivados de madeira de reflorestamento.

O sistema permite a aplicação de diversos acabamentos, não interferindo, de nenhuma maneira, na finalização do projeto arquitetônico desejado.

O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas da construção civil, como engenheiros civis e arquitetos. A grande procura e adesão do público, surpreendeu os organizadores:

“Fiquei surpreso com a quantidade de pessoas presentes, o que demonstra o interesse por esta técnica construtiva. Foi uma ótima oportunidade para mostrar o trabalho que vem sendo realizado no Brasil e apresentar, tecnicamente, as vantagens desse sistema”, comenta Stamato.

Durante a palestra, Stamato apresentou os conceitos básicos do sistema construtivo em Wood Frame, fazendo um paralelo entre as particularidades desse sistema nos EUA e na Europa com o padrão utilizado no Brasil para atender a norma de desempenho de edificações residenciais (ABNT NBR 15.575). Foram apresentadas também diversas obras em Wood Frame projetadas pela STAMADE, juntamente com a evolução do número de residências em Wood Frame construídas no Brasil, nos últimos dez anos.

O evento foi idealizado pela Ekomposit e pela Cunha Madeiras, sendo o primeiro de uma série, projetados pela empresa para ainda este ano.