Entenda porque a Madeira Engenheirada é resistente ao fogo
A Madeira Engenheirada é uma solução forte e resistente ao fogo. Com espessura superior a 50 mm é considerada mais resistentes que outras estruturas.

O fogo sempre foi considerado inimigo da madeira. No entanto, este material não é totalmente indefeso frente às chamas. Algumas espécies mais resistentes conseguem, inclusive, sobreviver a incêndios florestais. Em construções, se bem empregada, pode garantir a segurança de uma edificação em caso de incêndio.
A Madeira Engenheirada é uma solução forte e resistente ao fogo. Com espessura superior a 50 mm é considerada mais resistentes que outras estruturas. Isso porque o fogo carboniza apenas a superfície da madeira, criando uma camada de carvão e impossibilitando que o oxigênio se espalhe, atrasando o início do aquecimento do núcleo da madeira e protegendo a sua estrutura.
Visando a importância de criar normas e regulamentos que estipulem padrões ao sistema construtivo, o Conselho Internacional do Código de edificações em 2016, criou um comitê do setor, responsável por examinar e propor padrões apropriados para a construção em WoodFrame.
Desta forma, foram realizados diversos testes rigorosos para levantamento de dados e alteração dos códigos e regulamentos de incêndios em edifícios de madeira, os vídeos contendo as filmagens dos testes podem ser assistidos neste link:
O fogo é um perigo para todos os edifícios e canteiros de obras, independente do material de construção, por isso é importante construir respeitando as normativas vigentes para garantir que a edificação seja segura aos ocupantes e aos socorristas, no caso de um incidente.
Fonte: Archdaily
Vídeos
