Entenda porque a Madeira Engenheirada é resistente ao fogo

A Madeira Engenheirada é uma solução forte e resistente ao fogo. Com espessura superior a 50 mm é considerada mais resistentes que outras estruturas.
Noticia

O fogo sempre foi considerado inimigo da madeira. No entanto, este material não é totalmente indefeso frente às chamas. Algumas espécies mais resistentes conseguem, inclusive, sobreviver a incêndios florestais. Em construções, se bem empregada, pode garantir a segurança de uma edificação em caso de incêndio.

A Madeira Engenheirada é uma solução forte e resistente ao fogo. Com espessura superior a 50 mm é considerada mais resistentes que outras estruturas. Isso porque o fogo carboniza apenas a superfície da madeira, criando uma camada de carvão e impossibilitando que o oxigênio se espalhe, atrasando o início do aquecimento do núcleo da madeira e protegendo a sua estrutura.

Visando a importância de criar normas e regulamentos que estipulem padrões ao sistema construtivo, o Conselho Internacional do Código de edificações em 2016, criou um comitê do setor, responsável por examinar e propor padrões apropriados para a construção em WoodFrame.

Desta forma, foram realizados diversos testes rigorosos para levantamento de dados e alteração dos códigos e regulamentos de incêndios em edifícios de madeira, os vídeos contendo as filmagens dos testes podem ser assistidos neste link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL_sDiz8JiMIwby77vfpPSPucEhBuEK22P&utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br


O fogo é um perigo para todos os edifícios e canteiros de obras, independente do material de construção, por isso é importante construir respeitando as normativas vigentes para garantir que a edificação seja segura aos ocupantes e aos socorristas, no caso de um incidente.

Fonte: Archdaily

Vídeos

Tags:

Madeira Engenheirada
Incêndio
bg-madeiras.jpg