Você conhece o conceito de cidades inteligentes?
O conceito de "cidade inteligente" une a tecnologia e a inovação, de forma a melhorar a vida das pessoas nas cidades.

Já imaginou viver uma cidade conectada, sustentável, tecnológica e funcional?
O conceito de "cidade inteligente" une a tecnologia e a inovação, de forma a melhorar a vida das pessoas nas cidades.
Dependendo das demandas de cada cidade, a aplicabilidade pode variar em relação às ações a serem implementadas para impactar positivamente o local. Tecnologia, meio ambiente, economia, mobilidade, pessoas, materiais, energia e serviços, são algumas das ações.
Diretamente ligado à Engenharia Civil, muitos dos atributos de uma cidade inteligente já são aplicados com sucesso, como é o caso, por exemplo da utilização de transporte elétrico como ônibus e carros que diminuem a emissão de poluentes e ruídos, com eficiência energética.
A comunicação também é um ponto importante, aprimorada a partir de tecnologias que favorecem a circulação de informações com menor deslocamento e agilidade.
Como exemplo de cidades inteligentes, destaca-se Songdo (Coréia do Sul) que possui um sistema integrado em seus edifícios que possibilita o monitoramento da energia e de alarmes de incêndio, reduzindo o custo com manutenção e otimizando o uso.
Outro exemplo de inovação da smart city é o pneumático, um sistema localizado em apartamentos em que os resíduos dispensados vão direto para a central de coleta de lixo.
