Você conhece o conceito de cidades inteligentes?

O conceito de "cidade inteligente" une a tecnologia e a inovação, de forma a melhorar a vida das pessoas nas cidades.
Noticia

Já imaginou viver uma cidade conectada, sustentável, tecnológica e funcional?

 

O conceito de "cidade inteligente" une a tecnologia e a inovação, de forma a melhorar a vida das pessoas nas cidades.

 

Dependendo das demandas de cada cidade, a aplicabilidade pode variar em relação às ações a serem implementadas para impactar positivamente o local. Tecnologia, meio ambiente, economia, mobilidade, pessoas, materiais, energia e serviços, são algumas das ações.

 

Diretamente ligado à Engenharia Civil, muitos dos atributos de uma cidade inteligente já são aplicados com sucesso, como é o caso, por exemplo  da utilização de transporte elétrico como ônibus e carros que diminuem a emissão de poluentes e ruídos, com eficiência energética.

 

A  comunicação também é um  ponto importante, aprimorada a partir de tecnologias que  favorecem a circulação de informações com menor deslocamento e agilidade.

 

Como  exemplo de cidades inteligentes, destaca-se Songdo (Coréia do Sul) que possui um sistema integrado em seus edifícios que possibilita o monitoramento da energia e de alarmes de incêndio, reduzindo o custo com manutenção e otimizando o uso.

 

Outro exemplo de inovação da smart city é o pneumático, um sistema localizado em apartamentos em que os resíduos dispensados vão direto para a central de coleta de lixo.

 

Tags:

smart city
cidade inteligente
sustentabilidade
tecnologia
inovação
bg-madeiras.jpg